Direito do Investidor - A importância do conhecimento jurídico
05/06/2017 08:00 por http://www.zeneconomics.com.br/importancia-recurso-conhecimento/


Meu nome é Luiz Afonso Roxo e estou aqui para falar dos aspectos jurídicos relacionados com o planejamento financeiro e investimento.

Ao longo dos encontros que você terá com os novos programas, vamos defender o conceito de que para um bom desempenho nas finanças não basta ter em foco apenas no dinheiro.

É bem verdade que este é um recurso importante, mas ele é apenas um dos recursos e que devemos administrar. Vamos falar de outros recursos necessários: Conhecimento, Tempo, Saúde e o 5º Recurso.

Mas você deve estar se perguntando: o que tem haver um advogado falando de direito em canal de finanças e investimentos e gestão de recursos?

Antes de qualquer coisa, não podemos perder de vista que a gestão dos recursos que fazemos ao longo da vida não tem apenas a riqueza como objetivo final. Na verdade esta é um meio para outro fim: a FELICIDADE!

Hoje já existem vários estudos científicos demonstrando que no fundo os nossos atos são conduzidos por uma vontade consciente ou inconsciente de sermos felizes!

E, para sermos plenamente felizes já vimos que temos que ter riqueza, isto é, PROSPERIDADE;

Mas também necessitamos de SAÚDE para gerir nosso corpo e nossos recursos físicos e mentais.

Além disso, precisamos de paz e tranquilidade na vida; a isso chamamos de HARMONIA.

Aqui entra uma das principais funções do direito: ser um agente de harmonia. Seja estabelecendo as regras de convivência ou sendo instrumento para devolver a paz perdida. Dizemos nos cursos de direito que uma das suas funções principais é a pacificação social.

FUNÇÃO DO DIREITO – HARMONIA E PACIFICAÇÃO SOCIAL (PAZ)

Experimenta fazer uma divisão patrimonial em um divórcio litigioso ou uma dissolução de sociedade empresarial em que o contrato social é omisso e os sócios não concordam com a divisão dos haveres! Alguém que já passou por isso sabe bem o que estou falando!

Além disso, com a mente intranquila por uma decisão tomada de forma equivocada e que tenha consequências jurídicas e financeiras, dificilmente vamos conseguir manter nossas contas em dia e a boa gestão das nossas finanças e de nossos investimentos.

Não temos a pretensão de que você saia com conhecimento suficiente para ser um profissional de direito, mas que com a informação que vamos passar ao longo dos nossos encontros e com o incentivo que vamos lhe dar, tenho certeza que você vai ficar com vontade de procurar mais conhecimentos no assunto, podendo adquirir uma interessante ferramenta para a gestão dos seus recursos.

Concluindo, precisamos ter paz de espírito para tomarmos boas decisões e termos bons resultados na gestão de nossa economia pessoal (finanças pessoais e investidor). No próximo encontro falaremos da 2ª Função do Conhecimento Jurídico.

Autoria: Luiz Afonso Roxo - Sócio do escritório Roxo & Pinheiro Sociedade de Advogados
Fonte: http://www.zeneconomics.com.br/importancia-recurso-conhecimento/


Rua Tenente Gomes Ribeiro, 57 - conjunto 116 - Vila Mariana - São Paulo/SP - Tel.: +55 11 3062-0553

Rua Benedito Soares Fernandes, 90A - Vila Yara, Osasco/SP - Tel.: +55 11 2626-9003​